Governo divulga planejamento estratégico de segurança para a Copa de 2014


O governo publicou hoje (30), no Diário Oficial da União, os detalhes do planejamento estratégico de segurança para a Copa do Mundo de 2014. A segurança vai ser fixada em três focos: ameaças externas, proteção de portos, aeroportos e fronteiras. As responsabilidades serão compartilhadas entre os governos federal, estaduais e municipais, inclusive as despesas financeiras. Mas a Polícia Federal contará também com a ajuda da Interpol, organização policial internacional.

A coordenação é da Secretaria Extraordinária para a Segurança de Grandes Eventos. O planejamento envolve não só as 12 cidades-sede da Copa – Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA) -, mas também as localidades vizinhas.

“Os três níveis de governo estarão trabalhando em estreita cooperação para integrar as instituições envolvidas e criar condições favoráveis para a implementação das ações de prevenção de riscos”, diz o texto. “O Estado brasileiro precisa munir-se de meios necessários para fazer frente a esse enorme desafio, prestando à sociedade um serviço de segurança pautado pela eficiência, balizada por padrões internacionais.”

Os detalhes do planejamento estão definido nas portarias 94 e 95, publicadas na Seção1, do Diário Oficial da União, nas páginas 45 a 49. O texto completo pode ser encontrado no endereço http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=30/08/2012&jornal=1&pagina=45&totalArquivos=120.

Nas portarias, a orientação é integrar as ações, a exemplo do ocorrido em eventos como o carnaval, réveillon, Rock in Rio, Festival de Verão, Fifa Fan Fest, além dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos Rio 2007. Paralelamente, o planejamento informa que a Polícia Federal atuará em parceria com a Interpol, que é uma organização policial internacional que atua em cooperação com as forças locais, quando acionada.

O texto alerta que na área de segurança estratégica é fundamental observar os espaços aéreo, terrestre e marítimo, além do conteúdo cibernético. As Forças Armadas serão acionadas para essas atividades. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) vai coordenar o monitoramento das rotinas das cidades.

Porém, as preocupações com a Copa do Mundo de 2014 se voltam principalmente para a ocorrência de surpresas envolvendo o crime organizado, as torcidas violentas do Brasil e do exterior, além da exploração sexual de crianças e adolescentes, assim como ameaças terroristas e insegurança nas regiões de fronteira. O Brasil tem fronteira com dez países, em mais de 15 mil quilômetros.

As portarias destacam que é fundamental planejar a Copa do Mundo pensando que deixará um legado para o país. Segundo o governo, a principal contribuição do evento será a integração entre as várias esferas do Poder Público. O esforço, diz o texto, é para reduzir, por exemplo, os índices de criminalidade.

“Assim, torna-se indiscutível a necessidade de que todo o planejamento tenha foco no legado a ser deixado para a área de segurança pública”, acrescenta o texto. “A experiência adquirida durante o processo, bem como a estrutura montada, ficará como legado para a política permanente de segurança pública.”
Fonte: Agência Brasil

Campo Grande: prefeito, vice e ex-prefeito tem direitos políticos cassados por 8 anos


O juiz eleitoral Flávio César Barbalho de Mello, da Comarca de Campo Grande, atendendo pedido do promotor de Justiça Ricardo Manoel da Cruz Formiga, cassou o mandato de prefeito de Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo, assim como do vice-prefeito Francisco Caramuru de Oliveira Monte Paiva e Azevedo e do ex-prefeito José Edilberto de Almeida.
Veja decisão na íntegra AQUI.
O motivo da cassação dos direitos políticos do atual prefeito, vice-prefeito e do ex-prefeito de Campo Grande é compra de votos na eleição de 2008.

O então prefeito de Campo Grande, em 2008, José Edilberto, segundo o MPE, comprou o voto de João Maria Leal de Sousa por R$ 2 mil e um emprego na prefeitura sem ele ter que trabalhar para votar nos então candidatos a prefeito Francisco das Chagas e Caramuru Paiva, que foram eleitos.

Francisco das Chagas e Caramuru Paiva também teriam recebido o voto da eleitoral Edineide Eufrázio de Medeiros, depois que esta foi empregada pelo então prefeito José Edilberto na Prefeitura de Campo Grande para ganhar o salário sem ter que trabalhar.

Segue na íntegra a sentença imposta pelo juiz Flávio César Barbalho de Mello ao ex-prefeito José Edilberto de Almeida, ao atual prefeito Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo e ao vice-prefeito Francisco Caramuru de Oliveira Monte Paiva e Azevedo.

A) quanto ao representado JOSÉ EDILBERTO DE ALMEIDA, condená-lo na pena de multa correspondente a 10 mil Ufir, bem como na sanção de inelegibilidade pelo prazo de 08 (oito) anos subsequente à eleição de 2008 (eleição em que se apurou a prática do ilícito eleitoral), a contar do trânsito em julgado, o que faço com fundamento no art. 41-A da Lei n. 9.504/1997 e no art. 22, XIV, da Lei Complementar n. 64/1990;

B) quanto ao representado FRANCISCO DAS CHAGAS EUFRÁSIO VIEIRA DE MELO, conhecido por “Bibi de Nenca”, condená-lo na pena de multa correspondente a 10 mil Ufir; na sanção de inelegibilidade pelo prazo de 08 (oito) anos subsequente à eleição de 2008 (eleição em que se apurou a prática do ilícito eleitoral) a contar do trânsito em julgado; e, por fim, na imediata cassação do seu diploma e, por conseguinte, do seu atual mandato eletivo de Prefeito do Município de Campo Grande/RN, devendo, no seu lugar, assumir, interinamente, o Presidente da Câmara Municipal até a diplomação e posse dos eleitos, o que faço com fundamento no art. 41-A da Lei n. 9.504/1997 e no art. 22, XIV, da Lei Complementar n. 64/1990;

C) quanto ao representado FRANCISCO CARAMURU DE OLIVEIRA MONTE PAIVA E AZEVEDO, condená-lo, em obséquio ao Princípio da Indivisibilidade, na imediata cassação do seu diploma e, por conseguinte, do seu atual mandato de Vice-Prefeito do Município de Campo Grande.
A decisão cabe recurso.
FONTE: Jornal de Fato

Eleições: 105 municípios do RN necessitam de reforço de tropas federais

Com a intenção de garantir a ordem e a segurança do pleito municipal deste ano, até o momento, 43 zonas eleitorais do Rio Grande do Norte pediram reforço de tropas federais para guarnecer os locais de votação. Isso representa um total de 105 municípios, nos quais a Justiça Eleitoral, representada pelos juízes eleitorais, entendeu que não há como garantir a segurança do pleito apenas com a polícia local.

Na última sexta-feira (27), foi entregue à governadora do Estado do RN um ofício da Presidência do TRE, consultando sobre a possibilidade de que a segurança do pleito nesses municípios seja garantida, exclusivamente, pela Polícia Militar do Estado. A resposta da governadora deverá subsidiar eventuais pedidos de tropas federais que serão analisados pela Corte Eleitoral e, posteriormente, encaminhados para deliberação definitiva pelo Tribunal Superior Eleitoral. Somente com a aprovação do TSE, e depois de percorridas as etapas de consulta ao Governo do Estado e aprovação da Corte local, é que as tropas federais serão encaminhadas para os municípios solicitantes.

Os juízes que pediram reforço federal são das seguintes zonas Eleitorais: 5ªZE (Bom Jesus, Ielmo Marinho e Macaíba), 6ªZE (Ceará-Mirim e Extremoz), 7ªZE (São José de Mipibu), 8ªZE (São Paulo do Potengi, São Pedro, Santa Maria e Riachuelo), 9ªZE (Goianinha, Tibau do Sul e Espírito Santo), 11ªZE (Baía Formosa, Canguaretama e Vila Flor), 12ªZE (Nova Cruz e Lagoa d'Anta), 13ªZE (Santo Antônio, Jundiá, Lagoa de Pedras, Passagem, Serrinha e Várzea), 15ª ZE (Monte das Gameleiras, São José do Campestre e Serra de São Bento), 17ªZE (Caiçara do Rio do Vento, Lajes e Pedra Preta), 18ªZE (Angicos e Fernando Pedroza), 19ªZE (São Tomé, Lagoa de Velhos, Barcelona e Ruy Barbosa), 20ªZE (Currais Novos, Cerro Corá e Lagoa Nova), 22ªZE (Acari), 25ª ZE (Caicó), 27ª ZE (Jucurutu), 29ªZE (Assu, Itajá, Ipanguaçu, Carnaubais e Porto do Mangue), 30ªZE (Macau e Guamaré), 32ªZE (Areia Branca, Grossos e Tibau), 33ª ZE (Mossoró e Baraúna), 34ª ZE (Mossoró e Serra do Mel), 35ª ZE (Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes), 36ªZE (Caraúbas), 38ªZE (Serrinha dos Pintos e Antônio Martins), 39ªZE (Umarizal e Olho d'Água dos Borges) e 40ªZE (Pau dos Ferros, Rafael Fernandes e São Francisco do Oeste), 41ªZE (Alexandria, Pilões e João Dias), 42ªZE (Luís Gomes e José da Penha), 44ª ZE (Brejinho, Lagoa Salgada e Monte Alegre), 45ªZE (Timbaúba dos Batistas e São Fernando), 47ªZE (Pendências e Alto do Rodrigues), 48ªZE (Pedro Avelino, 50ª ZE (Parnamirim), 53ªZE (Boa Saúde, Serra Caiada, Sítio Novo e Tangará), 54ªZE (Afonso Bezerra), 55ª ZE (Almino Afonso, Lucrécia, Frutuoso Gomes e Rafael Godeiro), 57ªZE (Governador Dix-Sept Rosado), 58ªZE (Janduís), 59ªZE (Jardim de Piranhas), 60ª ZE (Marcelino Vieira e Tenente Ananias), 62ªZE (Poço Branco), 66ª ZE (Arez e Senador Georgino Avelino), 68ªZE (Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Lajes Pintadas e São Bento do Trairi).

FONTE: NOMINUTO

Comandante da Polícia Militar visita Upanema


O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Major Correia Lima, esteve esta semana em Upanema para uma visita de conhecimento da situação em que se encontra nossa polícia local. Acompanhado do Tenente Henrique, comandante da 1ª Companhia de Polícia, o Major assumiu o batalhão recentemente e está visitando as cidades que fazem parte da área de atuação do Batalhão. Segundo Correia Lima a polícia de Upanema conta hoje com 12 policiais que desempenham um trabalho muito bom, mesmo diante das dificuldades. 
Os policiais de Upanema, comandados pelo Sargento Sóstenes das Chagas, elogiaram a atitude do Comandante do Batalhão em ver de perto a realidade dos municípios e os problemas relacionados a segurança, para que a cada dia possa se melhorar o trabalho desenvolvido em prol da população. Consultado pela reportagem da TV Upanema, o Major disse que vai voltar a conversar com o executivo municipal para tratar da possibilidade de instalação de um Pelotão em nossa cidade. "Temos essa informação e já sabemos que a Prefeitura de Upanema tem dado total apoio para a Polícia. Portanto, é possível sim que instalemos uma Pelotão em Upanema, pois o município é muito extenso e necessita de um efetivo maior", disse.
Com relação a uma informação de que haveria um remanejamento no quadro de policiais do município, o Comandante disse que não existe nem uma possibilidade de mudança neste momento, pois os policiais que se encontram trabalhando hoje em Upanema apresentam um grande serviço prestado a comunidade.
Fonte: Blog do Anax

Dia do Soldado

Um dia uma criança observava sua mãe que – ao se despedir do filho mais velho, o qual deixava o interior com destino à capital em busca de trabalho – lhe fazia recomendações com respeito aos perigos que possivelmente pudesse encontrar. A recomendação que mais lhe chamou a atenção foi quando ela disse com voz firme, segura, passando a seu irmão uma certeza enorme do que estava falando. O olhar expressivo e os gestos fortes dela garantiam o que aconselhava:

– Meu filho, se perceber algum perigo, se notar que corre risco, pelo amor de Deus, procure um policial, um soldado. Na cidade grande costuma ter sempre um por perto. Não vacile. Corra para perto dele. Tenha a certeza de que ele irá te proteger.

Então o rapaz beijou o rosto da mãe e, em seguida, pegou no colo o irmãozinho, abraçou-o e partiu.

À medida que se distanciava, os soluços da mãe ficavam mais altos. Foi aí que o pequenino segurou-lhe a mão e disse:

– Chore não, mãezinha. Lá na capital tem muito soldado!

Sabe, soldado, diante de uma história dessas, podemos perceber quanto você é importante, o tamanho de sua responsabilidade, quanto esperam de você. Por isso as pessoas o vêem como um salva-vidas, um protetor e muito mais; poucas lhe agradecem ou elogiam quando presta bons serviços. Muitas o censuram e cobram pelo menor deslize. Mas não se preocupe. Aliás, quem enfrenta tantos perigos e vive com um baixo salário como o seu, com certeza não se abalará com a maledicência daqueles que só criticam sem observar quanto você é valioso e um grande ser humano.

Estamos orando por você, clamando a Deus que lá do céu mande soldados celestiais para protegê-lo também.

Parabéns pelo seu dia e felicidades em toda sua vida. Você será sempre nosso herói. quero parabenizar aos polícias do destacamento de Upanema. Sgt Sóstenes, Cb Sabino, Cb Rosivaldo, Cb Cosme, Sd Mendonça, Sd Gilmar, Sd Filho, Sd Juscelino, Sd Nogueira, Sd Nascimento, Sd Lazaro. 


Banco do Brasil inaugura agência de Upanema amanhã


A prefeita Maristela Freire convida toda população de Upanema para prestigiar a grande inauguração da agência do Banco do Brasil de nossa cidade. A agência sempre foi uma luta do poder público municipal em parceria com a sociedade local e deverá representar um novo marco no crescimento de nossa cidade. 

A inauguração acontecerá nesta sexta-feira, a partir das 17:00h, no centro da cidade e deverá contar com a presença de vereadores, comerciantes, superintendente estadual do banco, funcionários que irão trabalhar na nova agência e da deputada federal Fátima Bezerra.

"A nossa luta em busca desse benefício é antiga e é um orgulho para nossa administração ser parceira nesta conquista", afirmou a prefeita. A agência não terá todos os serviços e atendimentos de uma agência  "normal", pois faz-se necessário um período de análise da viabilidade econômica da mesma e a perspectiva  de crescimento da economia local. Mas, segundo alguns funcionários do banco, que preferiram não se identificar, Upanema terá uma agência completa em menos de um ano, devido a capacidade de crescimento que o município apresenta.

Participe você também desse momento histórico de nossa cidade.

MEC quer substituir Prova Brasil pelo Enem na avaliação do ensino médio


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou ontem (21) que a pasta vai mudar a forma de avaliar a qualidade do ensino médio. A proposta é substituir a Prova Brasil, avaliação que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O argumento do ministro é que apenas 69 mil estudantes em um universo de 8 milhões participam da Prova Brasil, enquanto o Enem é quase censitário. A mudança já valeria para 2013.
Mercadante se reuniu com os secretários de Educação dos estados e, segundo ele, é unânime entre os dirigentes a necessidade de usar o Enem como parâmetro da qualidade. Os resultados do Ideb de 2011,anunciados na semana passada, mostraram uma quase estagnação em relação a 2009 e uma piora da qualidade do ensino em alguns estados.
No entanto, se forem consideradas as notas do Enem obtidas por alunos da rede pública, há uma evolução. Em português, a média dos alunos da rede pública cresceu de 477,9 pontos para 503,7 pontos entre 2009 e 2011. Em matemática a evolução foi de 477,1 pontos para 492,9 pontos no mesmo período de comparação.
O ministro negou que a intenção seja mudar o indicador para melhorar o resultado. Para ele, os resultados do Enem são mais fidedignos porque a amostra de participantes é maior e os alunos fazem a prova com mais comprometimento, já que podem usar os resultados do Enem para ingressar em um curso superior.
Para o ministro a motivação é a grande explicação para a diferença de resultados entre Ideb e Enem. “O Enem se consolidou e é ele que deve realmente avaliar a qualidade do ensino médio. Quando mostro o Enem, a proficiência em português e matemática evoluiu muito positivamente”, defendeu.
O MEC encomendou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (Inep) um estudo para que, na mudança de metodologia, não se perca a série histórica que já existe com a Prova Brasil e que permite comparar a evolução da qualidade e o cumprimento ou não das metas de melhoria.
Para o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, a mudança não tenta “minimizar o problema que existe no ensino médio”. Segundo argumenta, “não é maquiagem, de fato nós temos problemas no ensino médio”.

Mensalão: primeiras decisões podem sair nesta segunda-feira

O julgamento do mensalão será retomado hoje à tarde (20), no Supremo Tribunal Federal (STF), com a expectativa das primeiras decisões de absolvição ou condenação dos réus. Conforme divulgado pelo presidente do STF, Carlos Ayres Britto, o julgamento será fatiado por situações criminosas, e o primeiro grupo deve ser colocado em votação logo no início da sessão.

Os ministros devem decidir se o ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha deve ser condenado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e duas vezes pelo crime de peculato. Também analisarão se Marcos Valério, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, ex-sócios da SMP&B Comunicação, devem ser condenados pelos crimes de corrupção ativa e peculato.

O primeiro a votar, na última quinta-feira (16), foi o relator Joaquim Barbosa. Ele anunciou que votaria por capítulos, seguindo o modelo da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal. Seu voto começou pelo primeiro item do terceiro capítulo, que trata das acusações de desvios de dinheiro na Câmara dos Deputados.

Para Barbosa, ficou provado que João Paulo Cunha recebeu propina de Valério e dos sócios dele para favorecer a SMP&B em uma licitação na Câmara. Na visão do relator, a SMP&B subcontratou todos os serviços e ainda recebeu honorários por isso. Barbosa também entendeu que João Paulo Cunha usou a Câmara para contratar uma empresa de assessoria para uso próprio.

De acordo com o gabinete do relator, o julgamento deve ser retomado nesta segunda com a votação desse mesmo item pelos demais ministros, começando pelo revisor, Ricardo Lewandowski. Na semana passada, Lewandowski teve uma discussão com Barbosa, pois queria que cada ministro lesse o voto por inteiro, e não de forma fatiada. Seu ponto de vista acabou vencido após interferência de Ayres Britto.

Apesar de o presidente ter informado, na última sexta-feira (17), que a questão estava decidida, ainda há dúvidas de como os ministros procederão de fato na hora de votar. A sessão da última quinta foi encerrada sem um ponto final na discussão, e a questão só foi resolvida, informalmente, em um bate-papo entre os ministros antes de deixar o plenário. 

Ainda que parte dos réus seja condenada neste início de julgamento, o relator adiantou aos colegas que a dosimetria das penas – definição da punição aplicada após ponderação entre mínimo e máximo - só será decidida no fim do julgamento.

O próximo tema abordado por Barbosa deve ser o fechamento de contratos entre a DNA Propaganda e o Banco do Brasil. Os réus desse segmento são o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato e novamente os sócios Marcos Valério, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Sonho antigo dos agricultores, Upanema ganha um trator de esteira

A administração da prefeita Maristela é reconhecidamente a administração que mais investiu em aquisição de máquinas e veículos para a frota do município. Depois da chegada de uma retroescavadeira e duas caçambas, agora foi a vez de um trator de esteira (novo), destinado ao trabalho na estação de tratamento dos resíduos sólidos. A máquina também atenderá o município, principalmente na zona rural, abrindo e recuperando estradas, construindo e reformando açudes e barreiros, entre outras atividades. Com essas máquinas, Upanema avança e sai na frente de vários municípios do mesmo porte, pois já se prepara para o desenvolvimento, que hoje passa automaticamente por máquinas. Tanto a zona rural, como a cidade serão beneficiadas de várias formas com a chegadas dessas máquinas.

Para finalizar sua administração, a prefeita Maristela ainda espera receber do Governo Federal, mais cinco ônibus, que irão resolver de vez o problema do transporte escolar no município. O secretário de Educação Inácio Araújo de Souza, informou a reportagem da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que existe ainda a possibilidade de Upanema ser contemplado com mais um ônibus, totalizando sei veículos, mas ainda depende do envio e aprovação do projeto. "Com esses cinco ônibus e mais os três adquiridos, a gestão da prefeita Maristela está de parabéns por investir no transporte de qualidade para os alunos do nosso município", afirmou o secretário. 
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação -http://www.prefeituradeupanema.blogspot.com/

Programação da Semana da Família para este domingo


DOMINGO 19/08
*8h00min: Encontro com Crianças
Local: Salão Paroquial
*19h00min: Missa de Encerramento
Arreamento das bandeiras
Jantar.

MENSAGEM DO DIA

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
Mahatma Gandhi

ANIVERSARIANTE DO DIA


Meus parabéns de hoje vai para o soldado Nogueira, este é um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. Desejo a você, um feliz aniversário. Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; Parabéns a você nesse dia tão grandioso.

Programação da Semana da Família para este sábado


SÁBADO 18/08
*9h00min: Missa dos Idosos
Local: Igreja de Nossa Senhora da Conceição
*18h00min: Casamento Comunitário

Qual a origem dos nomes dos Estados brasileiros?

Acre: vem de áquiri, touca de penas usada pelos índios munducurus

Alagoas: o nome é derivado dos numerosos lagos e rios que caracterizam o litoral alagoano. 

Amazonas: nome de mulheres guerreiras que teriam sido vistas pelo espanhol Orellana ao desbravar o rio. Para Lokotsch, vem de amasuru, que significa águias retumbantes. 

Bahia: o nome foi dado pelos descobridores em função de sua grande enseada. 

Ceará: vem de siará, canto da jandaia, uma espécie de papagaio. 

Espírito Santo: denominação dada pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho que ali desembarcou em 1535, num domingo dedicado ao Espírito Santo 

Goiás: do tupi, gwa ya, nome dos índios guaiás, gente semelhante, igual. 

Maranhão: Do tupi, mba’ra, mar, e nã, corrente, rio que semelha o mar, primeiro nome dado ao rio Amazonas. 

Mato Grosso: o nome designa uma região com margens cobertas de espessas florestas, segundo antigos documentos. 

 Minas Gerais: o nome deve-se às muitas minas de ouro espalhadas por quase todo o estado. 

Pará: do tupi, pa’ra, que significa mar, designação do braço direito do Amazonas, engrossado pelas águas do Tocantins 

Paraíba: do tupi, pa’ra, rio, e a’iba, ruim, impraticável. 

Paraná: do guarani pa’ra, mar, e nã, semelhante, rio grande, semelhante ao mar. 

Pernambuco: do tupi, para’nã, rio caudaloso, e pu’ka, gerúndio de pug., rebentar, estourar. Relativo ao furo ou entrada formado pela junção dos rios Beberibe e Capibaribe. 

 Piauí: do tupi, pi’au, piau, nome genérico de vários peixes nordestinos. Piauí é o rio dos piaus. 

Rio de Janeiro: o nome deve-se a um equívoco: Martim Afonso de Souza descobriu a enseada a 1º de janeiro de 1532 e a confundiu com um grande rio. 

Rio Grande do Norte: derivado do rio Potengi, em oposição a algum rio pequeno, próximo, ou ao estado do Sul. 

Rio Grande do Sul: vem do canal que liga a lagoa dos Patos ao oceano. 

Rondônia: o nome do estado é uma homenagem ao marechal Rondon. 

Santa Catarina: nome dado por Francisco Dias Velho a uma igreja construída no local sob a invocação daquela santa. 

São Paulo: denominação da igreja construída ali, pelos jesuítas, em 1554 e inaugurada a 25 de janeiro, dia da conversão do santo. 

Sergipe: do tupi, si’ri ü pe, no rio dos siris, primitivo nome do rio junto à barra da capitania. 

Tocantins: nome de tribo indígena que habitou as margens do rio. É palavra tupi que significa bico de tucano. 
fonte:http://algunstrintaanos.blogspot.com

Campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil começa no sábado (18) de Agosto de 2012


Comunicamos aos pais que sábado dia 18 de agosto, será realizado mais uma campanha de vacinação para crianças com faixa etária de zero a menor de 07 anos.

Portanto leve seus filhos com o cartão de vacinas ao posto de vacinação mais próximo, para ser avaliado e ver que vacina a criança necessita receber.

Os postos estarão abertos das 08 às 17 horas.

Leve seu super-herói ao posto de vacinação para atualização da caderneta. Todas as crianças menores de 07 anos devem comparecer.

Realização:
Secretaria Municipal de Saúde
Apoio: Prefeitura Municipal de Upanema/RN

Inscrição para Exame de Ordem da OAB termina nesta quinta

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recebe até as 23h59 desta quinta-feira (16) as inscrições para o VIII Exame de Ordem Unificado. A taxa de inscrição é de R$ 200, e a aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. As inscrições podem ser feitas no site da OAB ou no site da FGV Projetos, responsável pela prova. A inscrição pode ser paga no banco até a sexta-feira (17), considerando homologada a inscrição com a efetivação do pagamento.

No momento da inscrição, o candidato precisa optar pela cidade onde fará o exame e pela área jurídica da prova prático-profissional. São elas: direito administrativo, civil, constitucional, do trabalho, empresarial, penal ou tributário.

A primeira fase, com prova objetiva, será realizada no dia 9 de setembro. De acordo com o edital, o local de provas dos candidatos inscritos será divulgado no dia 3 de setembro.
A prova objetiva terá a duração de cinco horas no período da tarde, das 14h às 19h. Serão 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase. O resultado será divulgado em 19 de setembro.

A prova da segunda etapa será realizada em 21 de outubro. Nela, o candidato precisa redigir uma peça processual, no valor máximo de cinco pontos, e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema. Cada uma das questões tem valor de no máximo 1,25 ponto. O local de prova dos candidatos aprovados para a segunda fase será divulgado em 15 de outubro.

O resultado preliminar final será divulgado em 8 de novembro, quando os candidatos poderão entrar com recursos.
Fonte: G1

Programação do V Congresso de Missões em Upanema


IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS - UPANEMA/RN
SECRETARIA DE EVANGELISMO E MISSÕES - SEMADUP


CONVITE

Temos a honra de convidar vossa senhoria e família para participar das festividades do 5ª congresso de Missões, que têm como tema " sob a tua palavra, lançaremos a rede" (lc5.5).O mesmo acontecerá nos dias 16,17,18 e 19 do corrente mês, no templo central da igreja Assembleia de Deus em Upanema/Rn.
Na oportunidade contaremos com a presença dos preletores pr.Francisco Cícero de Miranda-Mossoró/Rn,Pr. José Carlos-João Pessoa/Pb, Pr. Eliezer de Souza- Natal/Rn e Pr. D'Paula Ribeiro- Maranguape/Ce.
A abertura será ás 19 horas do dia 16 e a vossa presença muito nos alegrará.
Pr. Antõnio Adelino dos Santos- Presidente da igreja Local
José Givanilson Rocha Gonçalves -Diretor da Semadup


Programação

Preletores:

Abertura:

Quinta-Feira à Noite: 16/08
  
 Mis. Vaniclébio Costa (Barrinha Mossoró-RN)

Sexta-Feira à Noite: 17/08
e Sábado Manhã: 18/08
Pr. Jose Carlos de Lima (Pr. presidente da AD João Pessoa-PB)

Sábado à Tarde: 18/08
e Domingo Manhã e Noite: 19/08
Pr. D"Paula Ribeiro (Pr. presidente da AD Maranguape-CE)

Sábado à Noite: 18/08
Pr. Francisco Cicero de Miranda(Pr. presidente da AD Mossoró-RN)

Domingo `a Tarde: 19/08
Pr. Eliezer de Souza (Diretor do Depem em Natal-RN)

Fonte: Blog do Erivam

Cuidado com as regras! O Facebook não pode ser usado para fazer campanha eleitoral. Leia

O Facebook criou uma força-tarefa de advogados para atender aos incidentes que podem ser causados com as infrações da lei eleitoral durante o período de eleições no Brasil, segundo a rede social divulgou nesta segunda-feira (13). Na última sexta-feira (10), um juiz chegou a determinar o bloqueio do serviço por 24 horas – a decisão já foi revertida .
De acordo com o Facebook, os advogados estão atuando pontualmente em cada incidente eleitoral. Fica a cargo dos candidatos e partidos enviar as solicitações de remoção de conteúdo. Segundo o site, as páginas só serão retiradas do ar após um pedido da justiça.
Na última sexta-feira, um juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina determinou que a rede social tinha infringido a lei eleitoral ao não retirar do ar uma página com supostas mensagens ofensivas ao vereador Dalmo Meneses (PP-SC), de Florianópolis. A página “Reage Praia Mole” teria sido retirada do ar, mas uma segunda versão continuou on-line, disse o juiz, na ocasião.
Por conta disso, o juiz determinou que o Facebook ficasse 24 horas fora do ar e pagasse uma multa de R$ 400 mil. No mesmo dia, a rede social entrou com uma ação para a retirada de ordem de suspensão e acabou revertendo a decisão. Por meio de nota, o Facebook se disse “satisfeito” com a reconsideração.
Segundo o juiz, o Facebook se dispôs a colaborar com a justiça eleitoral na “construção de mecanismos e procedimentos para dar eficiência às decisões judiciais eleitorais”.
A lei eleitoral brasileira determina que “é livre a manifestação de pensamento” por meio da internet, mas é vedado o anonimato durante a campanha eleitoral. Fica, então, ao provedor de conteúdo (o Facebook, por exemplo) o dever de tomar providências contra a divulgação de conteúdo proibido pela justiça.
Se a retirada do conteúdo não for feita, a lei determina que a justiça poderá determinar a suspensão, por 24 horas. A cada repetição do problema, a justiça poderá duplicar a suspensão.
Fonte: Robson Pires

CONFIRAM AS PROPOSTAS DE GOVERNO DOS CANDIDATOS A PREFEITO EM UPANEMA

EMPREGO E RENDA
MANOEL CARLOS DE OLIVEIRA ; O desafio do nosso governo será gerar mais emprego com garantias de melhor
distribuição de renda para a população, beneficiando-a mediante a inclusão social e econômica,
contribuindo para redução das desigualdades, melhorando a qualidade de
vida das famílias de Upanema. Para tanto, a prefeitura se empenhará na formação e impulsionará
o crescimento de pequenos negócios, sem provocar desequilíbrios nas contas
públicas.
Para esse fim apresentamos as seguintes propostas:
 Dar continuidade ao apoio as micro e pequenas empresas da cidade para o aumento
da geração de emprego, através do programa de empreendedorismo individual;
 Incentivo aos comerciantes da cidade com a compra dos produtos no comércio
local;
 Desenvolver parcerias junto a órgãos como o SEBRAE para o estímulo a abertura
de novos negócios;
 Apoio ao trabalhador autônomo através de consultorias;


LUIZ JAIRO BEZERRA DE MENDONÇA:
  Peço desculpas aos leitores mas o Candidato acima não tem propostas para Upanema, pois o plano de governo dele é da cidade de Cascavel PR.

POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL EM UPANEMA

Estão presentes em nossa cidade hoje a Polícia Rodoviária Estadual realizando apreensão de motos.

CONFIRAM AS PROPOSTAS DE GOVERNO DOS CANDIDATOS A PREFEITO EM UPANEMA


Esporte e Lazer

MANOEL CARLOS DE OLIVEIRA

A valorização do esporte em nossa cidade será intensificada e as escolas terão
um papel fundamental na transformação de Upanema em uma potência esportiva. Diante
disso, será criado um calendário municipal de eventos esportivos, que dará ênfase não
só ao futebol, mas também ao xadrez, tênis de mesa, basquete, handball, futsal, vôlei, e
outras modalidades esportivas. Com este objetivo, apresentamos as seguintes propostas:
 Apoiar a equipe profissional do município, Upanema Futebol Clube, com vistas a
participar do Campeonato Estadual da 2ª divisão;
 Estudo de viabilidade orçamentária objetivando a criação da Secretaria de Esporte
e Lazer;
 Construção de um Centro de Esporte e Lazer diversificado para práticas esportivas;
 Continuar com a política de fornecimento de material esportivo;
 Criação de praças esportivas em comunidades rurais;
 Incentivar e apoiar o esporte feminino;
 Implantar o CINE RURAL, levando cinema uma vez por mês às comunidades
rurais;
 Disponibilidade de transporte para passeios e encontros na terceira idade quando
necessário;
 Iniciação da criança entre 8 e 10 anos (FRALDINHA) na prática de esportes coletivos,
estimulando sua sociabilidade e o respeito às normas de integração e
conduta esportiva;
 Continuar incentivando a prática esportiva na zona rural, através de torneios;
 Dar continuidade ao apoio aos estudantes para participarem dos Jogos Escolares
do Estado do Rio Grande do Norte – JERN’S, tanto na fase em Mossoró como na
final em Natal;
 Reativar o projeto Olimpíadas Municipais;
 Manter o apoio a realização de eventos esportivos municipais e intermunicipais,
com destaque para o Sub – 17, sub – 20 e outros campeonatos existentes;
 Apoiar as festas de vaquejada de nosso município;
 Reativar o campeonato municipal de futebol;
 Reativar o campeonato de futsal das secretarias municipais, com ampliação para
outras modalidades;


LUIZ JAIRO BEZERRA DE MENDONÇA 


Peço desculpas aos leitores mas o Candidato acima não tem propostas para Upanema, pois o plano de governo dele é da cidade de Cascavel PR.

POLÍCIA EM AÇÃO

Ontem 11/08 a guarnição comandada pelo Sargento Sóstenes  fizeram apreensão de 20 motos que estavam irregulares dentre tais irregularidades as que teve maior número foi menor ao volante e cano esporte. Parabéns a Polícia Militar que está sempre trabalhando para deixar a população upanemense mais segura.


CONFIRAM AS PROPOSTAS DE GOVERNO DOS CANDIDATOS A PREFEITO EM UPANEMA

Cultura

MANOEL CARLOS DE OLIVEIRA

Acreditamos que a cultura ratifica a nossa identidade. Por esta razão, é um direito
do cidadão. Sendo assim, o nosso governo terá o compromisso de desenvolver as
seguintes ações:
 Criar a Fundação Municipal de Cultura que buscará o desenvolvimento da cultura
upanemense;
 Incentivar à criação de uma cooperativa valorizando os artesãos upanemenses;
 Buscar parceria junto ao Governo do Estado para implantar a Casa da Cultura;
 Apoiar eventos como Congressos Evangélicos, Carnaval, Festa da Padroeira,
Festa do Esporte, Festa do Mel, Festas Juninas, e outros;
 Incentivar o desfile cívico em alusão a nossa emancipação política;
 Adquirir uma sede para o funcionamento da escola de música;
 Incentivar a música nas escolas municipais, com o ensino teórico e a criação de
grupos de flautas, violão, coral.
 Adquirir uma fanfarra através de parceria com o Ministério da Cultura;
 Apoiar o meio artístico local;
 Incentivar os historiadores locais com o objetivo de publicar um livro contando a
História do Município de Upanema;
 Inaugurar e equipar o Complexo Cultural, dotado de um museu, área para acesso
a internet e biblioteca;

LUIZ JAIRO BEZERRA DE MENDONÇA 


Peço desculpas aos leitores mas o Candidato acima não tem propostas para Upanema, pois o plano de governo dele é plagio.